Neste post vão encontrar algumas dicas sobre o que fazer a partir do momento em que decidem construir a vossa casa.
O processo em si é demorado, mas apesar de longo, não tem que ser aborrecido. Para facilitar, há uma série de passos a ter em conta antes de avançar com um projecto.
1. Programa: saber muito bem o que queremos.
Pode parecer estranho, mas há pessoas que, mesmo depois de anos e anos a sonhar com a casa que vão construir, chegam ao início do processo sem saber muito bem o que procuram.
Saber quantas e quais as divisões e espaços que queremos incorporar no nosso futuro lar, e ter uma noção da área de cada um, é fundamental para completar este processo.
2. Saber se o espaço de que dispomos é adequado para o que queremos fazer.
Se estamos a reabilitar uma casa antiga, temos que fazer alterações às divisões e às estruturas, porque a forma como se vivia antigamente mudou muito, e temos que a adaptar ao estilo de vida actual.
Se vamos construir de raiz, e o terreno estiver vazio, então temos que saber quais são as suas condicionantes: até que área se pode construir, número de pisos, alinhamentos a respeitar, se se encontra em áreas protegidas (REN/RAN)... são questões com que nos deparamos frequentemente no início de um projecto.
3. Ter uma referência.
Temos que fazer o trabalho de casa. Antes de decidirmos o que queremos, temos que encontrar imagens de referência que ilustrem e se identifiquem com a ideia que temos para cada espaço.
Estas imagens vão servir de guia, não só para nós, mas também para as pessoas que vão estar envolvidas no processo. O importante é comunicar exactamente aquilo que queremos, e tentarmos manter-nos fiéis a essas ideias o mais possível.
4. Cada caso é um caso!
Nem sempre conseguimos construir aquilo que sempre imaginamos... Isto acontece porque todos os espaços têm as suas características e limitações próprias, que podem não ser compatíveis com aquilo que pretendíamos no início. Quando isto acontece, temos que nos perguntar se queremos mesmo manter uma determinada divisão que tínhamos planeado inicialmente, por exemplo, ou de que forma podemos adaptar o espaço, essa divisão, ao espaço que temos.
Outro aspecto que devemos ter em conta é que aquilo que o "vizinho" fez pode não ser o mais adequado para a nossa situação.
Pode parecer paradoxal, mas as referências que encontramos, embora nos sirvam de guia, podem não ser adequadas para o nosso caso. Devemos equacionar o que realmente queremos, e se o espaço de que dispomos permite levar essa ideia a cabo tal e qual.
5. Falar com um arquitecto!
Era um pouco difícil fugir a este ponto, mas a verdade é que o Arquitecto, para além de ser uma peça essencial no licenciamento e no decorrer de uma obra, é a pessoa mais indicada para passar as nossas ideias para o papel, e pôr tudo a funcionar!
Não só tem a sensibilidade para desenhar e conceber um espaço onde nos sintamos confortáveis, como também conhecimento técnico para nos acompanhar durante todas as fases do processo, desde o levantamento à obra.
Espero que este post tenha sido útil. Procurei enumerar de forma resumida os passos que precisamos de seguir ANTES de iniciar o processo de construção de uma casa.
Se quiserem, posso fazer um post que explique quais os procedimentos para fazer uma obra.
Será um post um pouco mais técnico e explicativo, por isso digam-mese seria útil para vocês, e se gostariam de ver mais posts deste género.
Comments
Post a Comment