O BLOG MUDOU!


O blog mudou. Porque eu tive necessidade de mudar.
Passaram-se muitas coisas desde o último post, e eu senti necessidade de, antes de recuperar o blog, fazer esta espécide de nota introdutória para contextualizar os meus leitores.
Digo "recuperar", porque já se passaram dois anos (!!!) desde a última publicação... Mas vamos por partes.


Criei o Luz Branca quando ainda estava na faculdade, a tirar o curso de Arquitectura. Na altura, a constante enchente de trabalhos, projectos, testes e avaliações sugavam-me completamente o tempo e a atenção, e eu sentia constantemente esta falta de ter um espaço e um tempo para comunicar e criar algo de meu: algo que não tivesse sido sugerido ou imposto por algum professor ou exercício académico.
Nessa altura, eu seguia alguns blogs e sites relacionados com arquitectura, design, arte e moda, e senti que fazia sentido criar um blog do género, que funcionasse como uma espécie de diário visual, onde eu pudesse guardar referências para os meus trabalhos, ou que simplesmente servissem de inspiração para mim. O blog foi evoluindo um pouco a partir daí: inicialmente guardava imagens e textos que tinha reunido na internet, mas rapidamente comecei eu a criar e a desenvolver os textos sobre aquelas obras. Daí até começar eu a partilhar as minhas próprias fotografias e experiências foi um passo curtinho.


O Luz Branca tornou-se então esta espécie de livro de recortes onde eu reunia um pouco daquilo que fazia, e um pouco daquilo que me inspirava e, à conta dele, consegui uma montra para as minhas fotografias, o que me permitiu mais tarde conseguir participar em alguns eventos e exposições (yey!).
Até que comecei a trabalhar...
A informação e as experiências eram muitas, mas nada que me levasse a partilhá-las, isto é, o contacto com o lado mais pragmático da profissão, e a forma como levamos uma obra a cabo, embora fosse na altura uma grande aprendizagem para mim, não eram algo que fizesse sentido publicar, até porque não podia divulgar dados, desenhos e imagens dos clientes para quem estava a trabalhar, por questões de privacidade dos mesmos.
Long story short, a nova realidade laboral, e a adaptação a um novo método de trabalho e estilo de vida, voltaram a levar-me o tempo e a vontade de me embrenhar nestas outras actividades paralelas que alimentavam o meu blog.
O tempo foi passando, os posts foram ficando mais raros, até que deixei completamente de ter actividade como "blogger".


Mas a vontade de comunicar, partilhar experiências e criar nunca me abandonou. Antes pelo contrário! O facto de ter estado tanto tempo afastada desta plataforma que era de alguma forma o "escape" do meu dia a dia, fez com que mais do que nunca tenha necessidade de voltar a ter este estímulo criativo, para criar conteúdos e para ter um "pretexto" para voltar a fotografar e a escrever. E este pretexto é, simplesmente, porque me apetece, porque me estimula, desafia, e porque me faz bem!


No entanto, este regresso vai levar-me a fazer algo diferente. Já não entendo o blog como diário visual, até porque entretanto descobri o Pinterest (blessed!)...
Como uso muito esta app para rapidamente guardar e aceder a referências, artigos e material de trabalho, deixou de ser sustentável "perder tempo" a guardar imagens no meu computador e a fazer novamente o upload para o blog, e a escrever sobre algo que alguém fez.
Por outro lado, gostava de tornar o blog como uma espécie de portefólio, onde podem aceder a alguns dos meus trabalhos, contactos, e partilhar este espaço de ideias e reflexões. Porque sinto que agora faz mais sentido que o meu blog seja como um espaço pessoal, onde me dou a conhecer um pouco mais, não só enquanto profissional, mas também enquanto pessoa.
O blog mudou. Porque eu também mudei.



P.S.: aqui vão poder continuar a encontrar fotografias minhas, relatos de viagens e reflexões sobre Arquitectura. O blog passará a ter esta componente mais pessoal, mas vou continuar a partilhar aquilo que faço e o que me inspira.




Comments