Como usar o Pinterest para trabalhar!


Admito: sou VICIADA no Pinterest! E quem não é (para além do Clife)?
Há quem associe o Pinterest a uma app para partilhar receitas e citações motivacionais em fundos bonitos, no entanto, é uma rede social poderosa quando queremos levar o nosso conteúdo mais longe. Quando criei a minha conta no Pinterest, deixei-a completamente pública, sem qualquer filtro de privacidade, uma vez que não a ia utilizar para partilhar informações pessoais. Mais tarde, quando criei o blog, abri um álbum onde partilhava o conteúdo de cada post.
Em pouco tempo, o tráfego de leitores passou a ser proveniente maioritariamente a partir dos Estados Unidos. Porquê? Porque na altura o blog era bilingue, e porque partilhava o conteúdo no Pinterest.
Na altura, ainda havia "poucos" utilizadores portugueses no Pinterest, e os que cá andavam ainda estavam a descobrir como é que funcionava, eu incluída. Passados estes anos, a verdade é que já podemos encontrar imensos artigos e dicas de como potenciar o nosso blog, site ou negócio utilizando as redes sociais, e uma das que aparece sempre no top é precisamente o Pinterest.
O pinterest funciona por imagens, é uma app visual. Mas junto das imagens pode ir muita informação, sob a forma de texto na descrição, links para web, ou informação na própria imagem (como títulos, esquemas, vídeos, gifs ou infografias).
Aqui deixo 7 passos para melhorar e potenciar esta aplicação enquanto ferramenta de trabalho.


1. Guardar referências em albuns temáticos. 
Normalmente agrupo imagens com exemplos de obras e pormenores em várias categorias. Isto ajuda-me a organizar as ideias. Assim, quando precisar ou me lembrar de uma imagem procuro naqueles álbuns específicos. Por exemplo, se tiver visto um pormenor de uma escada que me pode ajudar a resolver um problema de circulação num projecto, vou ao meu álbum onde guardo só referências de escadas, e encontro lá o que procuro.

2. Enviar um pin por mensagem para alguém. 
Se estivermos a trabalhar em rede, ou para um cliente externo, enviar por mensagem directamente a partir da app pode ser uma forma rápida de lhe mostrar informação. Deste modo não temos que descarregar e voltar a carregar a imagem, e ocupar espaço na memória dos nossos dispositivos.

3. Álbuns visíveis ou invisíveis consoante as definições de privacidade.
Os álbuns podem ser partilhados só com determinadas pessoas (clientes/colaboradores). Isto permite criar "mood boards", ou colecções específicas com referências ou ideias para determinado projecto,  com determinado grupo restrito de pessoas, ao qual só estas têm acesso. Pode ser um portefólio muito acessível e intuitivo.
O seu conteúdo pode também ser só acessível por nós próprios, caso se trate de informações, artigos ou imagens de conteúdo muito pessoal ou intimista para nós próprios.


4. Opção de "check".
Pode significar "já fiz, já experimentei", como também "aprovo este item". É uma das funcionalidades mais recentes do Pinterest, mas sem dúvida que veio facilitar e aumentar o leque de opções. Pode ser útil em caso de álbuns partilhados, ou feedback de um cliente ou colaborador. Esta função vai tornar possíveis também as funcionalidades que vêm a seguir.

5. Guardar artigos para ler mais tarde. 
Uma das minhas funcionalidades favoritas. Quando guardamos uma imagem, o Pinterest guarda a sua localização para que possamos consultar a informação directamente na origem. Assim, se encontrar um artigo, um texto ou um projecto, que queira ler mais tarde, guardo uma das imagens ilustrativas do artigo, dou o título do mesmo à imagem (esta opção normalmente é automática), e guardo-o, para ler mais tarde. É uma forma de aprender com imagens, infografias, links para artigos científicos, páginas web... tudo o que queiramos guardar para ler mais tarde. Marcando-o com o botão do "check" posso indicar que já li o artigo, que já experimentei ou que aprovo o seu conteúdo...


6. Listas.
Funcionalidade de listas com opção de dizer quais os itens que já experimentamos. Isto pode ajudar a marcar os artigos que já lemos, receitas que já fizemos, livros e filmes que já lemos ou vimos, sítios que já visitamos, artigos de uma whishlist que já compramos ou nos ofereceram... Praticamente para tudo!
Com esta funcionalidade podemos criar um álbum, guardar lá tudo o que desejamos ou necessitamos, e deixar visível para amigos e familiares terem sugestões do que nos oferecer no nosso aniversário ou no Natal, e onde as encontrar, ou site onde encomendar. Como as opções podem ser marcadas, quem as for consultar fica imediatamente a saber se já as temos ou não. Não há como não evitar uma desilusão no próximo Natal ;)

7. Partilha de conteúdos. 
A partilha via Pinterest é muito eficaz! Utilizem imagens apelativas, com ou sem títulos nas próprias imagens, infografias, listas, citações ou informações que possam ser úteis sobre vocês ou sobre o vosso trabalho. Na descrição ponham o vosso site ou blog, ou partilhem directamente da web. Quem abrir o vosso pin será redireccionado para o vosso site. Isto traz mais views, é publicidade gratuita, leva-vos a todo o lado, e a público mais abrangente...


Pronto, estes foram os 7 passos para optimizarem a vossa conta de Pinterest, torná-la na vossa fonte de inspiração, guardarem referências, comunicarem com clientes ou colaboradores, criar "mood boards", colecções e partilha de informação de forma visual. É uma das minhas ferramentas de trabalho favoritas, pela forma intuitiva, fácil e rápida com que nos permite procurar e partilhar informação.
Se quiserem conhecer um pouco mais do que me inspira, o meu estilo, o que para mim é referência no meu trabalho, sigam-me no Pinterest! E façam "gosto" nos vossos posts favoritos, para que eu possa ver quais os que mais vos agradam.
E partilhem muito!

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