O "PORTO INTERIOR" DA INÊS D'OREY


Não é novidade para quem me conhece que sempre gostei muito de fotografia. Tenho pensado muito em dedicar-me a esta área de forma mais séria, estudar e profissionalizar-me.
Uma das maravilhas da internet é precisamente a possibilidade de encontrarmos comunidades e muito material de aprendizagem, tal como mentores e até plataformas de entretenimento ligadas ao que gostamos. Recentemente descobri um canal de Youtube dedicado inteiramente à fotografia: chama-se The Art of Photography, e é apresentado pelo Ted Forbes. O Sr. Ted dedica o seu canal a tudo o tenha a ver com esta disciplina, desde técnicas, conceitos, equipento, história e até ao funcionamento e gestão de um "negócio" de fotografia. Ted Forbes é um comunicador nato, e eu tenho feito verdadeiras maratonas a ver os seus vídeos e críticas. Num destes vídeos, Forbes falou da dificuldade que tem tido em encontrar livros de fotografia, e da importância que estes têm na aprendizagem, estudo e comunicação de imagens, principalmente para ele que, embora estejamos numa era da imagem digital, apresenta muitos autores através de monografias e catálogos de exposições que compra ou encontra.



Eu adoro livros, folheá-los, e ter um suporte físico para ter em casa, com o registo em imagem, desenho e texto de obras de arquitectura. Gosto de sentir estas imagens nas minhas mãos. O digital é muito prático, mas o analógico tem outro encanto. Porquê? Porque eu vejo com as mãos e preciso de tocar, folhear, tactear, sentir e até cheirar as coisas, vê-las de vários ângulos, experimentá-las e medi-las.
Desde que descobri o canal The Art of Photogeaphy, que desebvolvi um gosto - e quase um vício - de comprar livros fe fotografia, uma vez que o meu interesse nesta área se está a tornar cada vez maior. Tenho uma vontade enorme de aprender, e ter livros comigo, abri-los, estudá-los e decorá-los. Faz parte do meu processo de aprendizagem, e por isso tenho corrido sites da especialidade à procura das melhores ofertas.
No final do mês de Junho houve uma flash sale da TASCHEN, uma das maiores editoras do mundo artístico, e eu encomendei logo uma catrefada deles!
A curiosidade é muita, e a ansiedade de lhes deitar as mãos é maior. Parece Natal: nunca mais chegam.



Entretanto, enquanto esperava a chegada da encomenda, e numa das minhas incursões em busca de novos exemplares, encontrei um livro que casa muito bem os conceitos de fotografia e arquitectura.
Chama-se "Porto Interior", da autoria de Inês d'Orey.
É essencialmente um livro com fotografias de interiores, de várias obras de arquitectura do Porto, umas mais e outras menos conhecidas, mais ou menos acessíveis ao público.
O livro é muito bonito e foi todo pensado ao pormenor: desde a capa dura em tela, as laterais em amarelo, os padrões das forras interiores, ao material dos separadores, a imitar as folhas finas e transparentes dos álbuns de fotografias antigos.


Mas o livro não se destaca só pela apresentação. As fotografias são belíssimas, dotadas de um estilo muito próprio e de uma atmosfera característica. Nota-se que houve um cuidado muito grande em compilar imagens com unidade e de forma harmoniosa. Outra característica que podemos encontrar é o facto de não haver figura humana nas imagens, o que lhes confere um carácter cénico e contemplativo. É como se só nós estivessemos dentro daquelas cenas, naqueles lugares.
É, sem dúvida, um livro que vou guardar e revisitar muitas vezes.





Comments