FUJI INSTAX MINI ou WIDE?


Adoro câmaras instantâneas e fotografia instantânea. Porquê? Porque é uma forma de captar instantânea, e fisicamente, uma memória. Quando carregamos no botãozinho, e sai o filme da câmara, o momento é nosso para ver, tocar, cheirar e sentir.
A fotografia analógica instantânea é diferente da digital porque não escondemos as imagens no computador ou no telemóvel. Mas a experiência também é diferente da de imprimirmos numa gráfica com qualidade superior, uma vez que não controlamos o resultado final como controlaríamos se escolhêssemos e editássemos uma imagem para imprimir numa tela ou em grande formato.
A semana passada foi o meu aniverásio (yey) - por isso não houve post - e eu comprei (mais) uma câmara analógica para a minha colecção: a Fuji Instax Wide300, que já andava a cobiçar há muito! Como também tenho uma Fuji Instax Mini8, esta pareceu-me uma boa altura para comparar ambas as câmaras e qualidade do filme.
Abaixo seguem os 5 principais aspectos que as diferenciam.


1. Tamanho 

Quando comparamos a Wide300 com a Mini8, um factor que salta à vista é o tamanho do corpo da câmara, sendo a Wide incomparavelmente maior e mais pesada que a Mini8. Isto pode ser um factor a ter em conta quando pensamos no transporte e armazenamento destas câmaras. A diferença deve-se principalmente ao tipo de cartuxos que usamos em cada uma.



2. Formato do filme

Como o nome indica, a Wide300 é uma câmara equivalente a uma full frame, e os cartuxos a utilizar nesta câmara são maiores 108 x 86 mm, contra os 54 x 86 mm da Mini8, mais compacta. Esta diferença traduz-se também no preço dos cartuxos. Ambos contêm o mesmo número de fotografias - 10 por cartuxo - sendo que o preço base dos cartuxos Wide anda à volta dos 15€, e da Mini 10€. Estes preços podem variar consoante as lojas, e eu costumo comprar os packs duplos (10+10 fotos), por sair consideravelmente mais barato. Normalmente ando sempre atenta a promoções e descontos na altura de comprar os cartuxos já que nas épocas de saldos costuma encontrar-se cartuxos a preços razoavelmente mais em conta. 
Outra diferença no filme que se encontra no mercado, é que a Mini8 oferece a possibilidade de utilizar filmes decorativos, substituindo-se o tradicional rebordo branco por um rebordo colorido, decorado com desenhos e padrões. Em Portugal, não encontramos este tipo de filme para a Wide, mas já vi disponível filme do tipo "rainvow" para os cartuxos de grande formato.




3. Cor e exposição

Em ambas as câmaras é possível regular a exposição do filme - isto é, se a foto vai sair mais escura ou mais clara. Na Fuji Mini8 regulamos a câmara através de um anel situado na lente, e na Wide através de um botão no painel traseiro.
O controlo da exposição das fotos depende muito das condições meteorológicas, ou se fotografamos em interior, mas eu reparei que a instax Wide se comporta melhor em situações de sobre e sub exposição, do que a Mini8. Isto quer dizer que é mais fácil "queimar" o filme da Mini, e que as fotos têm uma maior probabilidade de sairem brancas e sem detalhes, se a exposição não for bem calibrada. Por outro lado, o filme da Wide permite tirar partido da saturação das cores, principalmente dos azuis e dos verdes. É um filme com tons mais frios (o que significa menos laranjas e vermelhos menos concentrados) do que o filme para a Mini, embora sejam produzidos pelo mesmo fabricante.
Ambas as câmaras têm um flash incorporado, mas que ilumina a pouca distância. Numa cena interior temos que ter o cuidado de fotografar a uma distância intermédia do objecto (cerca de 1m), para o flash iluminar aquilo que estamos a fotografar, sem ficar demasiado branco, ou criar uma sombra demasiado escura no fundo. Fotografias de grupo em locais mal iluminados não são recomendáveis.


4. Distância focal (foco)

Estas câmaras não foram feitas para macro, isto é, para fotografar objectos muito próximos. A distância focal mínima da Mini é de 60cm, e da Wide é de 90cm, no entanto, esta última traz um pequeno adaptador que pode ser instalado, e permite fotografar até 40 ou 50cm. Isto quer dizer que objectos que estejam a menos de 40/50 cm, para a Wide, e 60 cm, para a Mini8, vão sair desfocados. Também não são câmaras indicadas para selfies (caso não se esteja a usar o adaptador na Wide), a menos que tenham um braço muuuito comprido :P
Por outro lado, são câmaras óptimas para fotografar paisagens ou cenas urbanas.


5. Variedade de modelos e acessórios

Por ser uma câmara mais económica, já foram lançados para Fuji Instax Mini vários modelos de câmaras, com cores, formatos e funcionalidades diferentes, usando todas o mesmo tipo de cartuxo. A novidade mais recente da Fuji é a Instax Square, que oferece a possibilidade de fotografar digitalmente, podendo-se depois escolher quais das fotos a imprimir em cartuxo próprio (quadrado). É também mais fácil encontrar acessórios, para além dos filmes, como filtros para as lentes, capas e álbuns para este tipo de câmara. Por enquanto, a Wide terá que esperar para ver aumentar a sua gama de acessórios disponível.


Posto isto, qual das câmaras eu prefiro? Indubitavelmente a Wide300. Não só tem um melhor desempenho técnico, como o tamanho da fotografia é maior, o que permite, de facto, ver melhor a cena fotografada.
No entanto, o tamanho da câmara, e o preço do filme, pode ser um factor determinante para muitas pessoas. Se quiserem uma câmara divertida, para guardar recordações de festas com amigos, ou das últimas férias, mas não trocam o smartphone por nada, então a Mini8 pode ser um brinquedo mais em conta (e mais fácil de levar no bolso ou na carteira).

Gostaram desta comparação? Deixem na caixa de comentários a vossa opinião: Fuji Instax Mini ou Wide?

Comments